Eletivas na Escola de Tempo Integral "Ablas Filho"

Disciplinas Eletivas

Disciplinas Eletivas nas Escolas de tempo Integral, são aquelas disciplinas Optativas do qual o aluno escolhe fazer, dentro de um círculo de opções para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos, que complementem a formação curricular, e que esteja ligado estreitamente com o projeto de vida do aluno. Por isso as disciplinas Eletivas tem que ser de temas dos quais despertem o interesse dos alunos.


Disciplina Eletiva 1º semestre de 2013
"Meio Ambiente e Reciclagem"


1º SEMESTRE DE 2013
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: ARTE E BIOLOGIA
DIA DA SEMANA: 3ª FEIRA (13H ÀS 14:40H)
PROFESSORES: ADRIANA URSINI e DENISE ABUDI

JUSTIFICATIVA: Lixo como tema de uma experiência pedagógica, rica, produtiva e conscientizadora.  A realização da disciplina eletiva em questão vem de encontro à necessidade de se pensar em um mundo melhor para as gerações atuais e futuras. Cuidar do meio ambiente deve ser uma preocupação constante para todos os indivíduos atuantes e inseridos na sociedade em que vivem. A coleta e utilização de materiais recicláveis deve ser um dos valores a serem interiorizados por todos os envolvidos nos processos de desenvolvimento de uma consciência de manutenção do planeta.
OBJETIVOS: De forma lúdica e criativa, pretendemos que os alunos envolvidos desenvolvam a responsabilidade que lhes cabe na manutenção da vida saudável no mundo e que esses valores possam ser transmitidos às futuras gerações.
METODOLOGIA: A arte como veículo de produção de conhecimento e sensibilização, assim como o estudo do meio, foi utilizado no projeto através de intervenções que utilizam o lixo como matéria prima para a confecção de objetos de decoração, utilitários, brinquedos, móveis, ou o que mais a imaginação ou pesquisa dos nossos alunos criarem. Assim a Escola ocupa sua função audaciosa e sábia de colocar em evidência estas questões como a do lixo, contemporâneas, trabalhando com suas propriedades físicas e seus conceitos. Promover fontes de pesquisa (sites, revistas, livros, reportagens...) para que cada grupo possa aprofundar e se atualizar frente aos problemas ambientais. Propor que os estudantes coletem, selecionem e organizem os dados obtidos na pesquisa.
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS: vídeo aulas demonstrativas, campanha para coleta de materiais recicláveis diversos.
PRODUTO FINAL: A partir desse foco, cada turma se dedicará para uma etapa específica de seu projeto. Nesse momento o professor deverá exercer o seu papel de mediador e ao mesmo tempo focar o trabalho de cada grupo para a chamada "Política dos 4 R", que consiste em praticar quatro ações que começam com a letra R: reutilizar, reciclar, reduzir e recuperar. Reutilizar determinados objetos que são considerados inúteis, dando-lhes novos usos. Então daí surgirá os produtos finais, resultantes de cada projeto dos grupos, feitos simultaneamente. 
PÚBLICO ALVO: Turma de 25 alunos de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Integral da E.E.E.M.I. “Dr. Antonio Ablas Filho”.
AVALIAÇÃO: Em data pré-determinada para culminância de todos os trabalhos das eletivas e em local apropriado do ambiente escolar, montar uma exposição dos objetos produzidos pelos alunos. Ao lado das peças, identificadas com os nomes dos alunos, deve estar o manual de instrução, com as informações das etapas de reciclagem. 



FOTOS DE PRODUÇÕES FINAIS


Sala de Exposição na Unidade Escolar

 Passeio de Escuna pelo Porto de Santos

 Macramé feito em casca de Coco Seco

Marmorização em Papel

Cadernetas feitas com Papel feito de fibra de Bananeira

ELETICA 2º SEMESTRE 2013

"ABLAS ARTE ESCOLA EM TELA


A Proposta da Eletiva:

Este plano de ação foi elaborado com base nos interesses dos alunos que buscaram ampliar seus conhecimentos no fazer artístico das artes visuais, com a intenção de aprimorar seus saberes abordados nas aulas de Arte, e desenvolver um trabalho que estivesse atrelado ao projeto de vida da maioria dos alunos ingressantes nesta eletiva, e como exercício de expressão da arte através de produções artísticas reproduzidas ou criadas por nós.

A Secretaria do Estado de Educação possui currículo de Arte específico constante em duas aulas semanais. Sendo assim a professora que possui formação específica em artes visuais, se dispôs a aprofundar técnicas de desenho e pintura para nós, que almejamos tornar-nos alunos protagonistas do processo de ensino aprendizagem, como mediadores do conhecimento a partir da orientação guiada por estudos dentro da área de arte.

Dentre os conteúdos, os mais recorrentes referem-se às modalidades de desenho e pintura aplicados nas técnicas de aprendizagem para desenvolvimento das práticas pessoais, nos diversos estilos, e pintura de painéis decorativos espalhados em lugares específicos na unidade escolar, tornando-a um espaço mais agradável e também de cultura e sua prática.

A Arte é linguagem que transforma ideias e símbolos em forma. A produção crítica de imagens se faz diante da mediação do professor com os ideais dos alunos.

A referência visual que selecionamos conjuntamente com a Professora para iniciar este projeto foi a obra poética de Romero Brito, desenhos de anatomia humana em lápis grafite, pinturas aquarelas feitas com lápis específicos, e painéis em tinha látex produzido nas paredes da escola



Objetivos:
           
Contemplar os conteúdos de artes visuais dos quais não aprofundados nas aulas de arte e conhecer também a sua importância na história da humanidade em situações contextualizadas num fazer artístico articulado à vivência da Cultura e ao exercício da cidadania consciente e solidária. Desenvolver saberes e habilidades sobre as técnicas de desenho e pintura para utilizá-las em favor de uma escola expressiva no âmbito da cultura artística. Construir fundamentos sobre a contribuição do ensino de arte na formação do cidadão, já que esta eletiva foi criada a partir de nossos projetos de vida (jovem protagonista de sua história).

Metodologia



A utilização de referências artísticas foi feita da seguinte forma: todos analisaram obras trazidas pela professora e pelos próprios alunos e coletivamente foi verificado como poderíamos aplicá-los à técnica de desenho utilizada dentro dos conteúdos estudados na escola, melhorando-o. Após a execução dos desenhos, procuramos através de interesses tanto dos alunos como da escola como um todo, fazer tanto produções pessoais individuais, como painéis pintados gradativamente em coletivo, para aprendizado e futura exposição de trabalhos desenvolvidos.

Painel pintado coletivamente na Sala de Arte


 Mais uma...


 Etapas do Processo


 Nossa turma Incrível


 Uma equipe fantástica


 Tenho muito orgulho dos meus alunos


 Painel Finalizado


 Pintura Aquarela


 Estilo Livre


 Sala de Arte


 A Sala de Arte da Escola


 Sala de Arte


Mais um painel sendo iniciado

Comentários

  1. Parabéns galerinha pelo excelente trabalho. Essa eletiva é bastante inspiradora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Material para Aulas - ARTE

Planos de Aula